Prevenção de Depressão Sazonal em brasileiros vivendo fora do Brasil
- Laísa A. Moretto
- 30 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de mar.
Percebe que quando os dias ficam mais curtos e frios você enfrenta mudanças de humor e sono e pouca disposição para atividades? Estes são alguns sintomas de depressão sazonal!
Saúde mental. Atendimento psicológico.

Embora o clima e o humor pareçam coisas distintas, as estações do ano têm um impacto significativo no nosso bem-estar. Esse fenômeno é chamado de Depressão Sazonal, um subtipo de depressão que tende a aparecer em épocas do ano com menos luz solar, normalmente no outono e inverno.
Sinais e sintomas da Depressão Sazonal
A falta de sol diminui os níveis de serotonina, o que pode nos deixar mais deprimidos. E, nosso corpo produz mais melatonina, o que aumenta a sensação de cansaço e sonolência. De modo que, alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Alterações de humor, com uma sensação persistente de tristeza, cansaço e desânimo;
Menos disposição para atividades que antes eram prazerosas;
Alterações no apetite, como uma vontade maior de comer carboidratos;
Alterações no sono, incluindo sonolência excessiva ou dificuldade para dormir.
Se esses sintomas parecem familiares e estão começando a prejudicar sua vida pessoal e profissional, é o momento de procurar ajuda.
Brasileiros vivendo fora do Brasil
Para brasileiros, acostumados a um clima ensolarado e quente durante a maior parte do ano, viver em países com estações definidas e períodos mais longos de frio e escuridão pode ser um desafio. Isso pode impactar o ânimo e a disposição, tornando essencial observar como você se sente, especialmente durante o outono e o inverno.
Para previnir a Depressão Sazonal
Destaco algumas estratégias para te ajudar a manter o bem-estar durante as estações frias:
Aproveite a luz natural: Sempre que possível, abra as cortinas, aproveite cada momento de sol e faça atividades ao ar livre durante o dia.
Estabeleça uma rotina regular de sono: Manter horários consistentes para dormir e acordar ajuda o corpo a se adaptar, mesmo com os dias mais escuros.
Explore novos passatempos: Manter a mente ativa com atividades que trazem prazer, como aprender uma nova receita, crochê ou resolver palavras cruzadas, pode trazer mais leveza ao dia a dia.
Cultive conexões e vínculos: Conversar com pessoas queridas, compartilhar histórias e criar novas memórias durante o outono-inverno são práticas que promovem o bem-estar.
Pratique exercícios físicos: Movimentar o corpo de forma regular ajuda a regular o humor e o sono.
Cuide da saúde física: se atente para alimentação saudável e suplementação de vitaminas (se necessário busque por orientação nutricional).
Aproveite as tradições locais: Vivencie as experiências do outono e do inverno, aproveitando comidas típicas, festivais e atividades culturais locais.
Faça acompanhamento psicológico: Uma psicóloga ajuda a entender melhor o impacto das mudanças sazonais e criar estratégias para atravessar o período de forma mais equilibrada.
Atendimento psicológico para Depressão Sazonal
A adaptação às mudanças de estação pode exigir uma reorganização da rotina e disposição para realizar atividades simples do dia a dia. Bem como entender como a cultura do país que estamos morando vive as exigências do clima nas estações de outono e inverno. Ter o apoio psicológico pode ser fundamental para lidar com esses desafios, oferecendo acolhimento e um espaço para criar rotinas que ajudem na adaptação e na promoção do bem-estar.